Sala Sustentável
.png)
Quem somos?
Somos a turma de formandos da oitava fase do Curso Técnico Integrado em Saneamento do Instituto Federal de Santa Catarina. Juntamente com os nossos professores demos inicio a este projeto.




Sustentabilidade
As primeiras ideias relacionadas à sustentabilidade no instituto federal de Santa Catarina tiveram inicio em 2012, com o Programa IFSC Sustentável, no intuito de reduzir os impactos ambientais. Suas primeiras ações começaram em março de 2013 com a distribuição de canecas com o objetivo de reduzir o uso de copos descartáveis e com o tempo foram desenvolvidos diversos projetos, ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao tema. Nosso projeto tem como propósito a produção de cadernos a partir da reutilização de papel descartado no campus Florianópolis. Para isso disponibilizamos uma sala para todos os alunos terem a oportunidade de criar seu próprio caderno e, consequentemente, perceber a importância da reutilização de materiais. Com o fim do projeto, essa sala daria continuidade ao trabalho do IFSC Sustentável, atendendo ao Decreto nº 7.746/2010 que estabelece, em seu Artigo 16: a administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes deverão elaborar e implementar Planos de Gestão de Logística Sustentável.




Projeto
O nosso projeto tem como principal meta realizar ações de sustentabilidade, para isto, realizamos coleta de papéis recicláveis em diferentes departamentos do IFSC campus Florianópolis, abrimos uma Sala Sustentável para a criação dos cadernos reutilizáveis. Faremos oficinas, palestras e atividades para a divulgação do nosso projeto tanto dentro da nossa instituição como para a comunidade externa.
O Projeto Integrador III do curso técnico em Saneamento, da turma 812, tem como tema “Caderno Verde”. Nosso proposito é estimular a reutilização de papel descartado no IFSC ( Florianópolis ) e, com isso, propor aos alunos a produção de cadernos, proporcionando um espaço denominado “Sala Sustentável” visando dar continuidade ao trabalho de sustentabilidade na Instituição, para ações futuras. Desta forma, o projeto visa reconhecer a quantidade de papel utilizado no câmpus ao longo do semestre e conscientizar o seu (re)uso.